redes sociais
O Facebook era originalmente voltado para estudantes universitários, mas hoje todos podem se unir à rede. Embora o escopo do site tenha expandido para incluir mais do que apenas estudantes, o seu propósito permanece o mesmo - dar às pessoas uma maneira de compartilhar informação de uma forma fácil e divertida. Como o MySpace, o Facebook é um site de relacionamento social.
Para explorar o Facebook, você deve criar uma conta gratuita no site. Os termos de uso do Facebook declaram que os membros devem ter pelo menos 13 anos de idade, e qualquer membro entre 13 e 18 anos deve estar na escola. O Facebook exige que os novos membros forneçam um endereço de correio eletrônico válido antes de completar o registro. Uma vez que você tenha criado uma conta e respondido a perguntas sobre onde você trabalha, onde estudou e onde mora, o Facebook irá gerar um perfil para você.
MySpace
No MySpace, sua rede social começa a crescer desde o primeiro dia sem que você faça muito esforço para isso. Faz parte do negócio. A rede básica do MySpace funciona dessa maneira:
1°você se registra no MySpace e cria um perfil;
2°depois, você convida seus amigos para se registrarem no MySpace e procura por aqueles que já são membros. Estas pessoas formam a parte inicial do seu "Espaço de amigos";
3°todas as pessoas que estiverem no seu "Espaço de amigos" tornam-se parte da sua rede. Agora você está conectado a mais pessoas do que há quinze minutos atrás.
De acordo com o autor, não há como visualizar sua "Rede Ampla" de forma coletiva, mas a ideia é esta:
twitter
Quando você se inscreve no Twitter, você pode usar o serviço para postar e receber mensagens de uma rede de contatos. Em vez de enviar uma dúzia de e-mails ou mensagens de texto, você pode mandar uma mensagem para sua conta no Twitter e o serviço a envia para todos os seus amigos. Os membros usam o Twitter para organizar reuniões inesperadas, manter uma conversa em grupo ou simplesmente para enviar uma novidade rápida e contar às pessoas o que está acontecendo
blog
Uma das coisas mais surpreendentes a respeito dos blogs é a sua simplicidade.
Imagine um "site normal da Internet". Ele geralmente tem uma página inicial com links para muitas subpáginas, que mostram mais detalhes. O site HowStuffWorks é assim, com milhares de páginas de informação, todas organizadas em uma página inicial. Um pequeno site comercial segue o mesmo formato, pois poderá ter uma página inicial e cinco ou dez sub páginas. A maior parte dos sites tradicionais segue esse formato. Se o site for pequeno, ele é uma espécie de folheto online. Se for grande, é como se fosse uma enciclopédia eletrônica.
msn
O Windows Live Messenger é apenas um dos componentes do pacote de comunicações integradas Windows Live que a Microsoft lançou em 2006. O novo pacote uniu e atualizou alguns produtos antigos, como o Hotmail e o MSN Messenger, sob uma nova marca. O MSN Messenger se tornou o Windows Live Messenger [fonte: Windows Live E-mail].
Em fevereiro de 2006, o MSN Messenger era o serviço de IM mais usado no mundo, com 61% do total de usuários mundiais. O total incluía 57,4 milhões de usuários, ou 70% do total, na Europa. Na América do Norte, o mais competitivo dos mercados de IM, o MSN Messenger detinha cerca de 1/3 do mercado, com 23 milhões de usuários, posição semelhante à ocupada pelo AOL/AIM e Yahoo Messenger. Mas, em novembro de 2007, o Windows Live Messenger havia se tornado o maior serviço mundial de mensagens, com 294 milhões de usuários ativos em todo o mundo [fonte: comScore (em inglês)].
Além de usar o Windows Messenger gratuito para atender às suas necessidades básicas de IM, você pode usá-lo também para:
- se conectar com a família e amigos por voz e vídeo;
- enviar mensagens de texto a celulares inteligentes e a outros aparelhos;
- controlar como e quando seus contatos o vêem online.
youtube
Conforme a empresa cresceu, também cresceu o número de vídeos no site. No início do YouTube, era possível encontrar vídeos que mostravam lugares interessantes, desafios malucos e 'pegadinhas' engraçadas. Hoje, ainda é possível encontrar esse tipo de conteúdo, mas você também verá debates políticos, shows, vídeos de instrução e cenas de guerra sem censura. Em 2007, o YouTube inclusive ofereceu aos membros uma maneira de interagir com os potenciais candidatos à presidência dos Estados Unidos. Os membros do YouTube enviaram perguntas em vídeo e a CNN apresentou algumas nos debates dos candidatos democratas e republicanos.
O YouTube também já se tornou o centro de várias controvérsias. Uma das mais divulgadas envolve a quebra dos direitos autorais. O YouTube não vê os vídeos antes que apareçam no site - os membros carregam milhares de vídeos por dia. Às vezes, carregam programas de TV ou videoclipes defilmes para compartilhar com os outros. Se o membro do YouTube não tem o direito autoral do material, isso pode ser um problema
.
Gmail
Desde seus primórdios (o que, no caso, quer dizer 2004), o Gmail vem oferecendo recursos inovadores aos usuários, tais como armazenagem gratuita da ordem de um gigabyte, recursos de busca incorporados e grupos para listas de mensagens.
Esses recursos garantiram ao Gmail posição de liderança entre os serviços de e-mail. Em outubro de 2007, estimava-se que o Gmail fosse o terceiro maior entre os serviços mundiais de e-mail gratuito, com 87 milhões de usuários, com base em dados da comScore Media Metrix. O Yahoo Mail liderava o campo, com 262 milhões de usuários, seguido pelo MSN Hotmail (hoje Windows Live e-mail), com 256 milhões de usuários
Embora a America Online e o Yahoo ofereçam serviços de Web mail desde os anos 90, o Gmail começou como o serviço interno de e-mail do Google. Originalmente, o serviço era oferecido a usuários convidados do Google, mas, em fevereiro de 2007, o Google passou a oferecer o Gmail a todos os interessados [fonte: história do Google (em inglês)].
Desde então, o Google expandiu os recursos de seu serviço de e-mail e inclui chats coletivos com usuários do serviço AIM (AOL Instant Messenger), Gmail para dispositivos móveis, controle de spam, atalhos e muito mais. O Gmail também oferece um serviço de mensagens em 40 idiomas e permite anexos de até 20 megabytes [fonte: história do Google (em inglês)].
Neste artigo, estudaremos esses e outros recursos do Gmail. Primeiro, vamos ver como é fácil criar uma conta e passar pelo processo de registro do Gmail.
Yahoo
Não importa que serviço de e-mail usem, as pessoas o fazem freqüentemente. Uma pesquisa conduzida em março de 2007 pelo Pew Internet and American Life Project (em inglês) indicava que 71% dos adultos norte-americanos usam a Internet. Entre esses usuários, 91% enviam e lêem e-mails online, e 56% usam o e-mail diariamente. Observando o total de e-mails enviados em todo o mundo, o grupo de pesquisa de tecnologia IDC estimou que, em 2007, o número médio diário de e-mails foi de quase 97 bilhões [fonte: IDC (em inglês)].
Se você verificar o Yahoo Mail e o que ele tem a oferecer, descobrirá muito mais do que a simples capacidade de enviar e receber mensagens de e-mail. Para começar, você poderá fazer isso em 21 idiomas. Uma conta no Yahoo Mail também oferece armazenagem ilimitada de mensagens, buscas em e-mails, listas de contatos, personalização, bloqueio de spam e verificação devírus.
Lançada em agosto de 2007, a nova versão do Yahoo Mail permite que os usuários escolham como desejam se comunicar, alternando entre e-mail,chat (em inglês) e mensagens de texto. A versão também inclui atalhos de teclado, acesso direto pelo sistema RSS (Really Simple Syndication) a conteúdo de Web mutável e acesso móvel à Internet por meio de celulares inteligentes e organizadores pessoais.
Neste artigo, estudaremos mais de perto esses e outros recursos do Yahoo Mail, e saberemos como utilizá-los. Primeiro, veremos como é fácil criar uma conta no Yahoo Mail.
de COUTINHO E ARTUR



Nenhum comentário:
Postar um comentário