Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Folclore

As lendas do Folclore são histórias contadas por pessoas e emitidas oralmente através dos anos e dos acontecimentos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da imaginação. As lendas do folclore procuram responder os acontecimentos paranormais e estranhos da sociedade.
“Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.”

A lenda do boto surgiu, provavelmente, na região amazônica. Esta figura folclórica é representada por um homem jovem, bonito e charmoso que seduz  mulheres em bailes e festas. Após a conquista, conduz as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes da madrugada, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se num lindo boto.




Outras lendas conhecidas:
  • Boitatá
  • Curupira
  • Mula-sem-cabeça
  • E outras...


(Fatos dessa postagem são tirados daqui)
Julia Pedrosa e Filipe Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário